Esta medida já é adotada na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, com expectativa de expansão para todo o país visando reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelos veículos nas cidades. Em uma inspeção, técnicos verificam-se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento e medem os níveis de ruído e de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, os dois principais poluentes emitidos pelos carros. No Rio, todos os veículos são inspecionados.

Em São Paulo, além de motos e veículos a diesel, somente os carros fabricados a partir de 2003 estão obrigados a passar pela inspeção – que é condição para se conseguir o licenciamento. Segundo a prefeitura, como é alto o índice de informalidade de automóveis mais antigos, que não são licenciados nem pagam IPVA, o órgão decidiu deixá-los de for a do programa neste ano, o que será revisto para o ano que vem.

COMO AGENDAR?

É preciso entrar no site www.controlar.com.br, imprimir o boleto , efetuar o pagamento nos bancos conveniados, esperar o prazo de compensação bancária (72h), entrar novamente no site e agendar a inspeção.

A Prefeitura dispõe de telecentros onde é possível acessar gratuitamente a internet e agendar a inspeção.

Pesquise aqui os endereços e horários dos Telecentros mais próximo de você.

Quem for reprovado terá 30 dias para fazer a manutenção do carro e reagendar a inspeção gratuitamente.

Quando aprovado na inspeção o proprietário recebe um certificado e um selo que é colado no pára-brisa do veículo.

Tarifa

Conforme Portaria 132/SVMA/2011 o preço público a ser cobrado a partir de 01/01/2012 dos proprietários ou arrendatários mercantis de veículos pela Concessionária para a realização da inspeção veicular será de R$ 44,36 (quarenta e quatro reais e trinta e seis centavos).

INSPEÇÂO EXERCÌCIO 2011

Quem ainda não fez a inspeção veicular exercício 2011, poderá gerar o boleto no site da Controlar até o dia 24 de janeiro de 2012 e, após período de compensação bancaria dio pagamento, realizar o agendamento, conforme disponibilidade de vagas, até o dia 31 do mesmo mês.

INSPEÇÂO EXERCICIO 2012

O agendamento da inspeção do exercício 2012 poderá ser feito conforme calendário (consulte aqui)