Os proprietários de automóveis na Bahia vão pagar no próximo ano, em média, 3,5% a menos no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para automóveis de passeio, a redução é de 3,6%. Proprietários de motocicletas pagam 3,5% a menos. Para os caminhões, a redução é de 4,4%. Caminhonetes e veículos utilitários terão uma redução de 3,2%, e os ônibus e micro-ônibus, de 3,3%.

Isenção

Estão isentos do pagamento embarcações de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP.

Também estão isentos máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos, veículos pertencentes a embaixadas, representações consulares, funcionários de carreira diplomática e pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal.

Os veículos da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, dos partidos políticos – inclusive suas fundações -, entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e templos religiosos são imunes ao imposto.