Nesta quinta-feira (03) foi publicado no Diário Oficial o calendário do Pagamento de Licenciamento Anual e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2013. Todos os veículos automotores que estiverem registrados no Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) devem seguir a tabela de licenciamento que detalha as datas das cobranças.

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz) a partir do próximo mês, fevereiro 2013, os motoristas sergipanos já vão receber os boletos de pagamento em casa com um desconto de 5,9% em relação ao imposto cobrado em 2012. A pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) detalha que essa porcentagem deve-se a redução dos preços dos veículos, influenciada pelas desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovidas pelo Governo Federal.

Alíquota A alíquota do IPVA em Sergipe é de 1% para ônibus, microônibus, caminhões, aeronaves, enquanto que para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes, entre outros, é de 2%.

Alterações no IPVA 2013 O gerente do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em Sergipe, Ricardo Ribeiro, explica que este ano o pagamento do licenciamento de veículos traz algumas novidades, sendo uma delas que versa sobre a data do vencimento. Até o ano passado a taxa era determinada em um dia específico ao longo de cada mês, de acordo com a dezena de terminação da placa.

Já a partir de fevereiro de 2013, o pagamento pode ser realizado até o último dia útil de cada mês, independente da dezena final da placa, observando apenas o último número da placa, que corresponde ao mês de pagamento.

“Funciona da seguinte maneira, se o final da placa for 1, a data de vencimento é até o dia 28 de fevereiro, assim como se a placa for 6 o vencimento será dia 31 de julho. Essa alteração amplia o prazo de pagamento dentro do mês, pois o proprietário de veículo terá até o último dia útil do mês como data de vencimento”, explica Ricardo.

O gerente explica que em Sergipe a taxa do IPVA não é parcelada, devendo ser paga em taxa única. “O que acontece é o desconto de 10% caso o motorista realize o pagamento até a primeira quinzena do mês. Assim, o motorista que tiver a placa final 1 e quiser ter esse desconto vai ter que se regularizar até o dia 15/02”.

https://seguro.detran.se.gov.br/portal/?opcao=btServicosVeiculo